O Filo Lycophyta, provavelmente seus progenitores foram as primeiras Zosterophyllophyta que são representados pelos: Licopódios (plantas homosporadas) e as selaginelas (heterosporadas). A cerca de 1000 espécies conhecidas atualmente. Os esporófitos deste filo são constituídos por um rizoma (caule subterrâneo horizontal) ramificado que emite ramos aéreos e raízes verdadeiras.
Licofitas: filo lycophyta, grupos atuais: 3 ordens, 3 famílias, 6 gêneros e aproximadamente 1350 espécies. Três ordens extintas (Protolepidoderndrales, Lepidodendrales e Pleuromeiales). E outras três conhecidas atualmente, que constituem inteiramente de ervas, (Lycopodiales, selaginellas e Isoetales). Os esporofilos dessa planta, se se localizam em ramos modificados, com entrenós muitos curtos.
Atualmente, possuem 400 espécies de maioria tropical, o esporófito (planta adulta) consiste de um rizoma (tipo de caule típico de pteridofitas) ramificado que ramos aéreos e raízes. Em geral, os microfilos são dispostos espiraladamente ao redor dos ramos.
A ordem Lycopodiaceae, os esporângios da lycophyta ocorrem na parte superior dos microfilos exceto em Lycopodium, que apresenta estróbilos nas extremidades dos ramos. Essas plantas são homosporadas (um esporófito), após a germinação dos esporos, formam-se gametófitos bissexuados. O anterozóide e biflagelado por isso elas necessitam de água para a fecundação.
A ordem Selaginellaceae, o esporófito é herbáceo apresenta microfilos, formando estróbilos. São heterosporadas, com gametófitos unissexuados e anterozóides biflagelados. Nela há dependência da água. Suas pequenas folhas estão presentes na face dorsal e na face ventral.
A ordem Isoetácea, o único membro da família é do gênero Isoetes, e podem ser aquáticas ou viver em locais alagados em certas épocas do ano. O esporófito consiste de um caule subterrâneo, curto e suculento do qual partem os microfilos. São heterosporados, formando gametófitos unissexuados e suas folhas praticamente não apresentam estômatos, possuem cutícula espessa. Basicamente não fazem trocas gasosas com a atmosfera.
Gostei do texto, bem explicado, porém gostaria de fazer uma observação, quem escreveu o texto cita Lycopodiaceae, Selaginellaceae e Isoetácea como ordem, sendo que esta é uma terminologia para família. se quiser falar ordem o certo é Lycopodiales Selaginellales e Isoetales.
ResponderExcluirAchei o texto legal, porém falta um pouco mais de aprimoramento científico. O único erro encontrado foi justamente a terminologia, na qual cita Lycopodiaceae, Selaginellaceae e Isotácea como ordem quando na verdade são família.
ResponderExcluir