Sejam Bem vindos..

NESTE BLOG IREMOS ABORDAR CARACTERÍSTICAS DAS BRIOFITAS (HEPATOPHYTA, ANTHOCEROPHYTA E BRYOPHYTA) ATÉ AS PLANTAS MAIS EVOLUIDAS, PASSANDO POR PTEDIDÓFITAS, GIMNOSPERMAS E ANGIOSPERMAS.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Pteridófitas ancestrais

De acordo com estudos da paleobotânica as primeiras Pteridófitas compreendem vegetais vasculares muito simples que surgiram por volta de 400 milhões de anos durante a era Paleozóica dos períodos Siluriana ao Devoniano.

Os três Filos mais importantes que foram reconhecidos são classificados em três divisões extintas:Rhyniophyta, Zosterophyllophyta e Trimerophytophyta. As Pteridófitas são plantas vasculares ou traqueófitas com vasos condutores do tipo xilema ou lenho e floema ou líber, que solucionou o problema de transporte de água e alimento através da planta. São plantas de brejo que consiste em sistema aéreo ereto dicotomicamente ramificado, preso a um sistema de rizoma (caule subterrâneo), ramos curtos, nos quais encontram os esporângios, e não possuem diferenciação de folhas e raízes. A estrutura externa era sistema aéreo de ramos, cerca  de 18 cm de altura, coberto de uma cutícula e possuía estômatos. Havia uma ausência de folhas, os eixos aéreos serviam como órgão fotossintetizante.

   O Filo Rhyniophyta, surgiu por volta do período Siluriano médio, extinto por volta de 380 milhões de anos. Possuía caules aéreos ramificados dicotomicamente com cerca de vinte cm de comprimento revestidos com uma cutícula e possuidoras de estômatos. Não havia diferenciação em órgãos especializados, raízes, caules e folhas, mas possuíam rizomas subterrâneos, tinha presença de esporângios terminais e produziam um único tipo de esporo, por isso a denominada planta homosporada.

O Filo zosterophyllophyta viveu no período Devoniano 408 ate 370 milhões de anos atrás. Não possuía nem folhas e eram dicotomicamente ramificadas, ausência de raízes verdadeiras e eram possivelmente aquáticas. Os Caules aéreos eram revestidos por uma cutícula, porem apenas os superiores apresentava estômatos. Os ramos inferiores freqüentemente produziam ramos laterais, que se dividiam em dois eixos e cresciam em sentidos opostos (para cima e para baixo).

O Filo Trimerophytophyta, são espécies que provavelmente evoluíram diretamente dos Rhyniophyta e estão presentes no período Devoniano Inferior, aproximadamente entre 480 á 360 milhões de anos atrás. São considerados os organismos progenitores das plantas modernas com sementes. Elas possuíam crescimento axial e se diferenciavam dos outros grupos da época e seu sistema era bem melhor. As trimerophytophytas podiam chegar ate a 4 metros de altura, e sua morfologia interna era massa de tecido condutor maior e córtex mais volumoso com células de parede mais espessadas.




Um comentário: