Sejam Bem vindos..

NESTE BLOG IREMOS ABORDAR CARACTERÍSTICAS DAS BRIOFITAS (HEPATOPHYTA, ANTHOCEROPHYTA E BRYOPHYTA) ATÉ AS PLANTAS MAIS EVOLUIDAS, PASSANDO POR PTEDIDÓFITAS, GIMNOSPERMAS E ANGIOSPERMAS.

terça-feira, 13 de março de 2012

Ordens Ophioglossales e Marattiales (Eusporangiadas)

Filo Pterydophyta é composta por samambaias, se elas tornaram abundantes a partir do Período Carbónico. Elas podem ser: eusporangiadas ou leptosporangiadas.
Eusporângios (multicelulares) com as células paternas ou iniciais localizadas na superfície do tecido que originou o esporângio. Característicos de todas as plantas vasculares, exceto para as leptosporangiadas.
Leptosporângios – originados a partir de uma única célula inicial superficial, que se divide transversal ou obliquamente em que Tapete é uma estrutura nutritiva com 2 camadas de células e o Ânulo é uma célula de parede espessa.

Apenas duas ordens de samambaias aquática s são heterospóricas : as ordens Marsileales e Salviniales.
Ophioglassales compreende três géneros: sendo os mais importantes: Botrychium e Ophioglassum. Ambos produzem apenas uma folha por ano, com duas partes:

  •      porção vegetativa (lâmina) profundamente dissecta no Botrychium inteira no Ophioglassum
  •   segmento fértil - Botrychium - dissecto e originando duas fiadas de eusporos nos segmentos mais externos e no Ophioglassum – inteiro e originando duas fiadas de eusporângios embutidos.

Os gametófitos de ambos têm estruturas alongadas e tuberosas com varios rizóides e semelhantes aos de Psilotales. As Ophioglassaceas tem cerca de 50 especies das quais umas trintas 30 pertencem ao gênero Ophioglassum. Dentre as mais comuns citamos: Ophioglassum reticulatum L.dos pântanos da Serra da Estrela, no Estado no Rio de Janeiro; Ophioglassum palmatum dos troncos em decomposição, ambas medicinais.
As Marattiales formam uma família pantropical, com cerca de 100 espécies e seis gêneros, destacando-se Angiopteris, Danaea e Marattia. Surgiram e se diversificaram no Paleozóico (Pensilvania, Carbonífero), destacando-se o gênero extinto Psaronius (345 m.a.), que inclui os fósseis mais antigos de samambaias. que chegavam a 8 m alt. e, sem crescimento secundário, eram sustentadas por um manto de raízes adventícias ramificadas. A família é composta de samambaias eusporangiadas , com rizoma grande e carnoso, estípulas auriculadas persistentes na base das folhas e esporângios grandes, fundidos lateralmente em sinângios. Os sinângios se abrem transversalmente em duas valvas, expondo poros que correspondem às aberturas dos esporângios. Cada esporângio pode produzir até centenas de esporos. Os gametófitos são clorofilados, micorrízicos e de longa duração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário